top of page
alopecia.jpeg

Alopécia

(queda de cabelo)

São inúmeros os tipos de alopecias que acomentem os seres humanos.

A  alopecia é um distúrbio que provoca a perda total ou parcial do cabelo. De acordo com Oliveira e Machado (2017), a alopecia é uma patologia que provoca uma inflamação crônica nos  folículos pilosos. Esta intercorrência se dá com a alteração de alguma das diferentes fases de crescimento do cabelo. Essa patologia é indolor, provocando a perda total ou parcial do cabelo (ou pêlo) em diversas regiões do corpo, bem como podendo ocasionar irritações na pele e no couro cabeludo.

 Segundo Bittencourt (2015), as alopecias podem ser classificadas, segundo diferentes parâmetros, difusas ou localizadas; se localizadas, obedecendo ou não a um padrão particular; cicatriciais ou não cicatriciais; congênitas/hereditárias ou adquiridas.

Pereira et al. (2016) refere que, na alopecia, o fio vai manifestando um afinamento no decorrer do tempo, quando o paciente começa a perceber a diminuição da quantidade do cabelo, que ocorre devido ao aumento  da queda dos fios diariamente sem que exista uma reposição adequada dos cabelos. Segundo os autores, não é raro que a queda de cabelo se intensifique envolvendo alterações hormonais como o parto e a menopausa nas mulheres ou tratamentos médicos a base de hormônios.

Outra questão que suscita cuidado e atenção em relação a alopecia, é quando ela ocorre durante o tratamento de câncer, chamada alopecia quimioterápica. Reis e Gradim (2018), salientam  que a mulher ao receber o diagnóstico de câncer, se depara com inúmeros conflitos que vão da luta pela cura, ao sofrimento e medo do que está por vir. Uma das maiores preocupações das pacientes em relação aos efeitos colaterais causados pelo tratamento quimioterápico é a queda dos cabelos e pêlos corporais, a alopecia quimioterápica. Este efeito colateral normalmente se manifesta a partir da segunda semana após o início do tratamento.

Eventos emocionais traumáticos e graus elevados de estresse físico e psíquico também são fatores desencadeantes de alguns tipos de alopecia.

bottom of page