top of page
portrait-of-a-confused-young-woman-looki

Mitos e verdades sobre os cabelos

O médico Luciano Barsanti escreveu, em sua obra “Dr. Cabelo: Saiba tudo sobre os cabelos: estética, recuperação capilar e prevenção da calvície”, sobre alguns mitos e verdades em relação ao cabelo.

Seguem alguns:


-Filho de pai careca será calvo.

MITO- através de um diagnóstico precoce e preciso e o avanço tecnológico na área da tricologia, se pode determinar o tratamento adequado para evitar a calvície.

-A calvície é herdada dos genes maternos.

MITO- a herança genética para a calvície existe, mas não é de exclusividade dos genes maternos, pode estes genes também vir do ramo paterno, e até, saltar gerações.

-Tingir os cabelos provoca sua queda.

MITO- os produtos para coloração de cabelos estão cada vez mais seguros e sofisticados em decorrência da tecnologia cada vez mais avançada. Por outro lado os profissionais cabeleireiros coloristas, especialistas em tingimento dos fios, devem buscar constante aprimoramento  tornado assim cada vez mais seguro os processos de colorações, eliminando assim o risco de quedas dos fios.

-Cabelos brancos são mais fortes. Arrancar os fios é uma alternativa para livrar-se deles.

MITO-  a textura dos cabelos brancos é igual à textura dos cabelos de cor natural. Quem arranca os fios brancos somente ficará mais calvo.

-Raspar os cabelos fortalece os fios.

MITO- não faz diferença nenhuma.

-Cabelos longos caem mais.

MITO- por serem mais visíveis e se embaraçarem entre si, os cabelos logos dão impressão de maior quantidade de fios caídos.

-Cortar os cabelos considerando as fases da lua é bom.

MITO- é ineficaz, as fases da lua só influenciam na maré.

-Dormir de cabelos molhados apodrece a raiz.

MITO- o máximo que pode acontecer é provocar um resfriado.

-Pílula anticoncepcional no xampu fortalece os fios.

MITO- a pílula anticoncepcional não trás melhoria nenhuma para a saúde dos fios de cabelo.

-Escova progressiva ou definitiva faz cair cabelos.

MITO- todo procedimento a ser realizado com o uso de produtos químicos podem oferecer risco de danos aos fios, por isso se faz necessário um teste prévio com o produto, mas sendo realizado por profissionais especializados e o produto adequado, o procedimento não causa a queda dos fios.

-Não existe tratamento que faça nascer novos cabelos.

MITO- com o avanço da medicina hoje existem tratamentos muito eficazes no tratamento na prevenção e inclusive na reversão de alguns casos de calvície, quando o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento iniciado logo no início do processo os resultados são bastante satisfatórios.

- O recheio da babosa é bom para os cabelos.

MITO- o extrato da Aloe vera(babosa),é benéfico quando usado topicamente, a planta in natura pode causar alergias ou irritações tópicas

-Os cabelos se acostumam com a utilização contínua de um mesmo xampu.

MITO- para cada couro cabeludo existe uma indicação adequada e específica de xampu, podendo esta ser  feita por vezes pelo médico.

-O uso de gel faz cair os cabelos.

MITO- as fórmulas mais indicadas para o gel são as livres de álcool e de silicone, mas  o uso de gel não é prejudicial ao cabelo,  no entanto recomenda-se  não dormir com o gel no cabelo para evitar a quebra dos fios que pode ocorrer devido ao poder de fixação do produto.

-O uso de perucas prejudica o cabelo.

MITO- as próteses podem ser usadas sem prejuízo aos cabelos e ao couro cabeludo,   no entanto deve-se ter cuidado com processos de entrelaçamento  que tracionam a  raiz e os fios do cabelo.

-Remédios para a calvície causam impotência sexual.

EM TERMOS- trabalhos realizados com o ativo finasterida  demonstraram que 1% dos indivíduos que usaram a substância e também 1% dos indivíduos que usaram o placebo, tiveram a diminuição da libido, sugerindo assim em ambos os casos uma indução psicológica á disfunção erétil e a falta de interesse sexual.

-A menopausa faz cair cabelo.

EM TERMOS- a menopausa é um período em que  os hormônios  femininos estão em franca diminuição, podendo assim, trazer uma perda transitória dos fios de cabelo.

-Caspa e seborréia causam queda de cabelo.

VERDADE- grande parte das pessoas que  se queixa de queda de cabelos, apresenta caspa e seborréia  podendo estes serem fatores preponderantes na queda dos fios.Durante o inverno  o aumento da caspa e da seborréia pode ser  considerável em decorrência do uso de água muito mais quente e da alimentação ser mais rica em açúcar e gordura animal o que provoca o aumento da oleosidade.

-Estresse é causa de calvície.

VERDADE- o estresse pode ser o fator primário da queda de cabelos e também um fator desencadeante da causa genética, podendo  a  queda acontecer em até um ano após  o desgaste emocional.

-Bonés, bandanas, elásticos e tiara podem causar calvície.

VERDADE- o uso freqüente de bonés aumenta consideravelmente a oleosidade do couro cabeludo podendo assim provocar  um aumento na queda dos fios, desta forma os bonés são indicados unicamente para a proteção contra a radiação solar,  no que tange aos elásticos  e tiaras,  podem ser fatores preponderantes na incidência da alopecia cosmética de tração que ocorre pela tração que faz com que os fios sejam arrancados, isto também se aplica ao uso de apliques e alongamentos  de longa permanência, que pelo peso do cabelo adicionado provoca a tração e o arrancamento dos fios  de forma muitas vezes irreversível.

-Lavar o cabelo diariamente faz bem para os fios,  e o uso de água quente é prejudicial.

VERDADE- como vivemos em um país tropical com temperaturas medianas durante quase todo o ano, lavar o cabelo diariamente é sim um hábito saudável, o cuidado deve ser redobrado quanto ao uso de água quente,  pois esta provoca o ressecamento dos fios e o aumento da oleosidade do couro cabeludo podendo favorecer a queda de cabelos.

-O uso de condicionador prejudica o couro cabeludo.

VERDADE- uma regra básica, tudo que é bom para o couro cabeludo é bom para os fios, mas nem tudo que é bom para os fios  deve ser usado no couro cabeludo, condicionadores e cremes de pentear não devem ser usados no couro cabeludo e sim somente nos fios, este é uma regra que se aplica ao uso de leave-in que são produtos que facilitam para pentear, a modelagem e a diminuição do efeito eletrostático nos fios de cabelo.


REFERÊNCIAS

BARSANTI,L Dr Cabelo: Saiba tudo sobre os cabelos: estética, recuperação capilar e prevenção da calvície .- são Paulo : Editora Elevação, 2009

bottom of page