Canície
A canície é a perda de pigmentação dos cabelos, o embranquecimento dos fios, Pereira et al. (2016) referem que a canície acontece com todos os indivíduos, igualmente entre homens e mulheres, e a etnia tem influência no que se refere a idade em que a canície começa a se manifestar. Nas pessoas de cor branca, a canície começa a se manifestar por volta dos 30 anos de idade, nas pessoas de cor negra aos 40 anos de idade em média e na população japonesa a canície inicia sua manifestação aos 35 anos em média.
De acordo com o autor cerca de 50% das mulheres e homens tendem a ter cabelos brancos até os 50 anos . Ao se tornarem mais lentos em função do envelhecimento cronológico, os melanócitos passam a produzir menor quantidade de pigmentos de melanina, iniciando assim o processo de canície.
A coloração dos cabelos pode solucionar a questão dos cabelos brancos, junto a uma boa hidratação e métodos de recuperação capilar em salões, estes procedimentos podem ser efetivos na reposição dos compostos que os cabelos precisam ter e não tem com o envelhecimento , considerando que queixas capilares de mulheres na menopausa, costumam ser freqüentes e podem ser descritas como aumento dos cabelos brancos, queda capilar em qualquer grau (leve, moderada ou severa) e perda da qualidade dos cabelos que poderão se mostrar menos saudáveis, secos, quebradiços e desnutridos (LEITE JR, 2013), situações que precisam ser do conhecimento dos cabeleireiros para que a auto estima do(a) cliente seja preservada ou melhorada.