top of page
psor%25C3%25ADase_edited_edited.jpg

Psoríase

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase é uma doença relativamente comum no Brasil. É uma doença inflamatória crônica, imunomediada e não contagiosa que afeta também o couro cabeludo(Sociedade Brasileira de Dermatologia,2019).

 Guerreiro et al. (2018),  referem que a psoríase é percebida como estigma pelo seu portador, as autoras ainda salientam que dentre as doenças dermatológicas, a psoríase se destaca por desencadear profundas consequências a nível psicológico causando por vezes a privação do indivíduo ao convívio social, em consequência das lesões visíveis na superfície da pele, pois os períodos de exacerbação e remissão dos sintomas ocorrem com bastante frequência.

 Um estudo sobre a psoríase foi realizado por Guerreiro et al. (2018) através de pesquisa qualitativa descritiva. Participaram 25 pessoas, sendo que destas, 60% eram mulheres, com diagnóstico superior a 10  anos de psoríase. A  finalidade do estudo era investigar as alterações ocorridas no cotidiano dessas pessoas, em decorrência  da psoríase. Os sujeitos da pesquisa relataram a influência de fatores psicológicos e estresse diante da manifestação da intercorrência, bem como do seu agravamento. De acordo com este estudo,existem muitas incertezas relatadas pelos sujeitos em relação às repercussões no cotidiano dos portadores, quanto a reorganização de suas atividades, a adaptação de sua condição e mesmo sobre a forma de elaborar e lidar com os possíveis estigmas gerados pela psoríase.

O estudo identificou que o diagnóstico vem sempre acompanhado de sentimentos negativos como angústia, inconformidade, tristeza justamente pelo enfrentamento do estigma que acompanha a intercorrência, mesmo antes desta manifestar as desfigurações cutâneas características. Dentre os 25 sujeitos da pesquisa, 24 relataram ser religiosos, e na ausência de explicação científica exata para a psoríase, apoiam-se em explicações religiosas para a compreensão e a aceitação de sua condição. Em muitos casos a religião ajudou a superação das dificuldades relacionadas com a psoríase. Os participantes do estudo alegaram, também, as várias implicações da doenças no seu cotidiano, visto que precisam alterar atividades rotineiras, uso de tipos de roupas e tecidos e até mesmo mudanças em relação a higiene pessoal.

bottom of page